Indicamos

domingo, 18 de abril de 2010

Robero Carlos prepara o adeus a Lady Laura.

O amor de Roberto Carlos pela mãe ficou eternizado na canção "Lady Laura", como ela se tornou nacionalmente conhecida. "Tenho às vezes vontade de ser novamente um menino/ E na hora do meu desespero gritar por você/ Te pedir que me abrace e me leve de volta pra casa/ E me conte uma história bonita e me faça dormir", diziam os versos feitos em parceria com Erasmo Carlos. Lady Laura também batizou quatro iates de Roberto.

RIO - O cantor Roberto Carlos, cuja mãe, Laura Moreira Braga, faleceu neste sábado aos 95 anos, adiou uma turnê internacional que incluía shows nos Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia para o funeral de sua mãe, Laura Moreira Braga, conhecida pelo apelido carinhoso de Lady Laura, que morreu sábado, no Rio de Janeiro, aos 96 anos. O cantor é aguardado para fazer a liberação do corpo no Hospital Copa D'Or e decidir os detalhes do enterro.


A assessoria de imprensa do cantor informou, na manhã deste domingo, que Roberto chegará à cidade apenas no início da noite. O local provável do enterro será o cemitério São João Batista, em Botafogo. Em Nova York, porém, membros da produção diziam que o corpo de Lady Laura poderia ser levado para Cachoeiro do Itapemirim, cidade natal do cantor.


Neste sábado, ainda sem saber da morte da mãe, que havia morrido três horas antes, Roberto Carlos fez o segundo show comemorativo de seus 50 anos de carreira no Radio City Music Hall, em Nova York, lotado. Ele cantou "Lady Laura" e, como na noite anterior, falou sobre sua fonte de inspiração: "Fiz essa música para minhã mãe, ela está no hospital mas agora está melhorzinha", disse.


Roberto Carlos só foi avisado ao se retirar do palco antes do bis. O maestro Eduardo Lages dirigiu-se ao microfone deu a informação ao público. As cortinas desceram e todos deixaram o Radio City Music Hall em silêncio. Quarenta minutos depois, pouco depois das 23h (horário de Nova York), seguiu para o aeroporto, onde um avião fretado o aguardava. Segundo a Rede Globo, problemas na aeronave impediram sua decolagem. O avião só levantou voo na manhã deste domingo.


Lady Laura morreu às 18h20m de sábado, de insuficiência respiratória aguda, seguida de duas paradas cardíacas. A mãe do cantor estava internada desde 31 de março na UTI do hospital Copa D'Or para se tratar de uma infecção pulmonar. No atestado de óbito, assinado pelos médicos Dr. Antônio Carlos Moraes e Dr. Milton Kazuo Yoshino, constam como causas da morte choque séptico e insuficiência respiratória aguda, decorrentes de pneumonia bacteriana e agravados por insuficiência renal crônica, insuficiência coronariana e arritmia cardíaca.


Desde o primeiro momento em que o filho demonstrou o desejo de ser artista, contrariando a vontade familiar de que ele se tornasse doutor, Laura Moreira Braga esteve presente como fiel incentivadora. Não fosse isso, talvez o Brasil não conhecesse o rei Roberto Carlos. Nascida em Mimoso, no Espírito Santo, ela aprendeu a tocar violão ainda adolescente, prática não muito comum entre as moças da época. Já mãe de quatro crianças, em Cachoeiro de Itapemirim, reunia a família para tocar as canções rancheiras que ouvia no rádio. E nessa brincadeira ela ensinou a Lauro Roberto, Carlos Alberto, Norma e ao caçula Roberto Carlos os primeiros acordes. Só o último levou aquela brincadeira a sério.


O cantor sempre descreveu a mãe como uma pessoa que lhe dedicou um amor profundo. ''Vivíamos quase sempre sem dinheiro. Mas o que nos faltava em dinheiro minha mãe compensava em carinho e compreensão. Lembro-me até hoje que, enquanto meu pai saía para trabalhar, ela ficava comigo horas inteiras procurando entender os meus problemas", disse Roberto Carlos, em entrevista transcrita no livro "Roberto Carlos em detalhes", de Paulo César de Araújo, retirado de circulação por exigência do cantor.

Nenhum comentário: