Indicamos

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Enc: Participe do seminário "PCdoB 90 anos"



O seminário "PCdoB 90 anos: história, legado, lições e alternativa socialista" será realizado nos dias 20 e 21 de abril de 2012 no campus Vergueiro da Universidade Paulista (Unip), na Rua Vergueiro nº 1.211, em São Paulo. São convidados dirigentes, militantes do PCdoB e outras personalidades. Confirme sua presença por este e-mail: inscricoes@grabois.org.br Participe!
 
 
No âmbito das comemorações dos seus 90 anos, o PCdoB e a Fundação Maurício Grabois realizam essa atividade para debater a presença da legenda comunista na história do país. Como o Partido marcou com suas bandeiras a história nacional e, ao mesmo tempo, como foi influenciado por ela. Será ressaltado, também, o legado dos comunistas à construção do Brasil.
Por outro olhar, se verá que as lições dessa longa trajetória são diretrizes para o Partido seguir avante, com acúmulo crescente de forças. Finalmente, será discutido a alternativa do socialismo na contemporaneidade e no contexto da presente crise do capitalismo mundial.
Confira abaixo a programação do seminário.
____________
Sexta-feira, dia 20
1) 9h: Abertura, com Renato Rabelo, presidente do PCdoB.
2) 9h30 às 13h00 Primeira Mesa: História e legado(I).
Mediador: Augusto Buonicore
* A Fundação do Partido Comunista do Brasil e os primeiros anos. A geração dos fundadores e o papel destacado de Astrojildo Pereira e Octávio Brandão. O Bloco Operário Camponês. A organização dos trabalhadores. A primeira semeadura do marxismo no país (1922-1930)
Expositor: José Luis Del Roio, ex-senador da Itália, diretor do Instituto Astrojildo Pereira e membro do Conselho Científico do Arquivo Histórico do Movimento Operário Brasileiro (ASMOB)
* A geração liderada por Prestes e a luta contra o fascismo. Aliança Nacional Libertadora (ANL, nos "subterrâneos da liberdade", legalidade e expansão do Partido. A contra-ofensiva do conservadorismo contra os comunistas (1930-1948)
Expositora: Professora Marly Vianna, historiadora, diretora do Instituto Astrojildo Pereira e membro do Conselho Científico do Arquivo Histórico do Movimento Operário Brasileiro (ASMOB)
* Em busca de uma linha política revolucionária. A campanha em defesa da economia nacional e a luta pela criação da Petrobras. A luta pela paz mundial. O primeiro programa do Partido elaborado em 1954. Os impactos do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) no movimento comunista e no Partido Comunista do Brasil
Expositor: João Quartim de Moraes, doutor em ciência política, professor colaborador da Universidade de Campinas (UNICAMP), membro do Conselho Consultivo da Fundação Maurício Grabois.
14h30 às 17h00  Segunda Mesa: História e Legado(II)
Mediadora: Dep. Federal Luciana Santos, líder da bancada na Câmara e vice-presidente do PCdoB
* Reorganização do Partido em 1962. A luta contra a ditadura. A redemocratização. A constituição de 1988. O 8º Congresso e a reafirmação do socialismo em novas bases. O legado da geração dos reorganizadores liderada por João Amazonas, Maurício Grabois e Pedro Pomar
Expositor: Haroldo Lima. Membro da direção nacional do PCdoB.
*A Frente Brasil Popular, o combate ao neoliberalismo, novo ciclo político aberto com a eleição de Lula em 2002, a participação no governo federal e a contribuição dos comunistas aos êxitos alcançados
Expositor: Aldo Rebelo. Membro da direção nacional do PCdoB, Ministro do Esporte.
18h – Lançamento de livros da Fundação Maurício Grabois e da Editora Anita Garibaldi:
1 - "PCdoB: 90 anos em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo", documento da direção nacional alusivo aos 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil.
(Será autografado pelo presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo)
2 – "Formação do PCB", de Astrojildo Pereira.
3 – "Contribuição à história do Partido Comunista do Brasil" (segunda edição), organizado por Augusto Buonicore e José Carlos Ruy.
(Será autografado pelos organizadores)
4 - "Guerrilha do Araguaia – a esquerda em armas" (segunda edição revista e ampliada, comemorativa dos 40 anos da Guerrilha do Araguaia), do historiador e professor da Universidade Federal de Goiás, Romualdo Pessoa Campos Filho.
5 – "China hoje — projeto nacional, desenvolvimento e socialismo de mercado", de Elias Jabbour.

(Será autografado pelo autor)
____________
DIA 21, sábado
Mesa 3 –9h às 13h
Dilemas e perspectivas da construção do socialismo no século XXI
A luta pelo socialismo nas condições contemporâneas. A construção do socialismo nos países que mantiveram a perspectiva revolucionária. A experiência latino-americana.
Mediador: Ricardo Abreu "Alemão"
Expositores : Lideranças representantes de Cuba, China, Vietnã e Venezuela.
Mesa 4 14h30 às 18h
Lições dos 90 anos de lutas do PCdoB
Na dinâmica do novo tempo, as conclusões básicas da trajetória de 90 anos são guias para o Partido avançar
Mediadora: Nádia Campeão
Expositor: Renato Rabelo, presidente do PCdoB
_____________
Promoção: Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Fundação Maurício Grabois
Local: Auditório da Universidade Paulista (Unip), Unidade Vergueiro, São Paulo (Rua Vergueiro, nº 1.211).
Data: 20 e 21 de abril.
Confirme sua presença por este e-mail: inscricoes@grabois.org.br 
Participe!



Nenhum comentário: