Indicamos

domingo, 5 de dezembro de 2010

Dilma é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo.


Governo

Forbes: Dilma é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo

Presidente eleita estreia na lista à frente de Lula, o 33º mais poderoso em 2009

A presidente eleita Dilma Rousseff, do PT
A presidente eleita Dilma Rousseff, do PT (Nelson Antoine/AP)
A presidente eleita Dilma Rousseff foi considerada pela revista Forbes a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Em lista divulgada na quarta-feira, a brasileira aparece à frente de nomes como Steve Jobs, o chefão da Apple, que ocupa a 17ª colocação, e Nicolas Sarkozy, presidente da França, que aparece em 19º.

Antes mesmo de assumir o poder, Dilma aparece à frente de seu padrinho político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na listagem de 2009, Lula, que já contava sete anos de mandato, ocupava a 33ª colocação no ranking da Forbes. A publicação traz ainda um pequeno perfil da petista.

"Escolhida a dedo por Lula para sucedê-la, Dilma está tomando as rédeas para se tornar a primeira mulher a presidir o Brasil. Embora não tenha conseguido uma votação arrebatadora e a vitória no primeiro turno, como seu partido esperava, bateu seu adversário com 56% dos votos na eleição de 31 de outubro. Dilma irá comandar a maior economia da América Latina", diz o texto. A revista ainda destaca que a presidente eleita foi presa e torturada nos tempos em que era guerrilheira, já se divorciou duas vezes e sobreviveu a um câncer linfático.

A Forbes selecionou 68 personalidades entre os 6,8 bilhões de habitantes do planeta. A pessoa mais poderosa do mundo, segundo a revista, é o presidente chinês Hu Jintao. Como descreve a publicação, Hu comanda mais pessoas do que qualquer outro político do planeta, já que exerce seu comando ditatorial sobre uma população de 1,3 bilhão de pessoas. Hu pode desviar rios, construir cidades, mandar prender quem discorda de seu governo e censurar a internet sem a interferência de qualquer órgão jurídico. Em agosto, a China ultrapassou o Japão e ocupa agora o posto de segunda maior economia mundial.

O presidente americano Barack Obama aparece em segundo lugar. Em terceiro está o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz al Saud, seguido pelo primeiro-ministro russo Vladimir Putin. O papa Bento XVI aparece na quinta posição. Além de Dilma, outro brasileiro aparece na lista: o empresário Eike Batista, que ocupa a 58ª colocação.

Confira a seguir os 20 mais-bem colocados no ranking da Forbes:

1º Hu Jintao
2º Barack Obama
3º Abdullah bin Abdul Aziz al Saud
4º Vladimir Putin
5º Papa Bento XVI
6º Angela Merkel
7º David Cameron
8º Ben Bernanke
9º Sonia Gandhi
10º Bill Gates
11º Zhou Xiaochuan
12º Dmitry Medvedev
13º Rupert Murdoch
14º Silvio Berlusconi
15º Jean-Claude Trichet
16º Dilma Rousseff
17º Steve Jobs
18º Manmohan Singh
19º Nicolas Sarkozy
20º Hillary Clinton

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/dilma-e-a-16a-pessoa-mais-poderosa-do-mundo-segundo-a-forbes
04/11/2010 - 09:15

 

Nenhum comentário: